quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Renoir é Tricolor

Aula de Arte e Moda na pós. Um dia depois de visitar o MARGS e ficar babando com vontade de tocar pra ver se era tinta mesmo, pisando na faixa amarela sob os olhares dos guardinhas que diziam: favor, só até a faixa amarela! Mas sabe...não dava pra ler se era óleo sobre tela, tela sobre óleo, sem quase cair por cima da faixa amarela. Pior foi um senhor pedindo: moça pode ler pra mim de quem é esse que eu não enxergo? - Não senhor, não posso, não posso mesmo!!! Queria poder!

Bom...Picasso tentou, mas nunca me enganou. Van Gogh... tem aquela vontade de desperdiçar tinta como eu e isso me aproxima de mais so Sr. Gogh (bem modesta)...também não me engana...

Mas Cézanne, Di Calvalcanti, A Amazona de Manet...(como é linda a Amazona de Manet...tem uma renda no chapéu dela que queria tocar pra ver se era óleo mesmo...), Matisse, A Canoa de Monet (de chorar de lindo) e outros tantos mais que esses sim, me enganam bastante. Me passam a perna mesmo e me fazem achar tudo lindo.
A coroa da exposição estava mesmo com Renoir. Todo mundo queria ver As Meninas de Renoir, tinha até fila pra sentar no banquinho para vê-las. Sentei e não vi nada...pois TODOS!!! precisavam levantar na minha frente pra colar os pés na faixa amarela e fazer uma inclinação de 90° pra tentar ler alguma coisa, ou ver algum detalhe que um vidro, do qual ninguém se conforma, estava na frente da obra...assim, tal como um porta retrato...

Quando consegui ver, vi bem. E entendi então a coisa de Renoir. Tudo tão delicado, meninas tão vestidas de meninas, parecia de algodão-doce.

Desculpe Renoir, mas tive que estragá-las. A profe que pediu!!!
Vamos lá turma, cada um pega uma imagem das Meninas em preto e branco e vistam elas como quiserem, transformem elas no que der vontade. (Ótima idéia...e um monte de lápis colorido, giz de cera, papel colorido...tesoura e cola....! Só faltou minha merenda para voltar ao prézinho...)
Lá foi eu...e todo mundo...deu pra sentir a responsa de estragar Renoir em todos: Será que Renoir gosta de xadrez? Pensei eu...
Fiz....acabei antes de todo mundo e fiquei olhando pra elas tão feias...a profe viu e disse: não gostou? Faz denovo... Mas profe não dá mais tempo! Dá sim, disse ela...
E lá ficou eu, então feliz com o figurino que estava fazendo para minhas garotinhas...Todo mundo entregando, colocando na mesa e eu lá... - só mais um pouquinho!!! (Chaves desenhando a xinforinfola...), Acabei, meio a facão, mas acabei...larguei na mesa. Umas vais, e uns risos.

Renoir Prina Carlan.

As meninas originais de Renoir nada mais eram que minha mãe vestindo eu e minha irmã. Bem fofas, bem meninas. Eu mais velha, loira, minha irmã menor, morena.

Pai retratava até nossos suspiros.
Pai queria um garoto. Enquanto o garoto não vinha (sim, veio, 2 anos e meio depois da Camila), nós eramos garotas que vestiam azul por cima do rosa.
Renoir, mil perdões, mas se papai tivesse nos pintado em 1881, seria assim. Assim como nos fotografou lá por 1990 e alguma coisa.

Um comentário: